segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Uma história de 1652

Sabe quando você sai de casa e pensa: vou fazer uma coisa diferente hoje!

É engraçado como não conhecemos lugares tão perto de nós.
Em uma cidade tão perto, uma riqueza da história tão singela e mágica do ano de 1652. 

Igreja de Nossa Senhora da Escada - 1652
Guararema - São Paulo



Um igreja branca de janelas e portas azuis, de uma simples arquitetura de linhas retas, imagens santas sem nenhuma ostentação, apenas a grandeza da fé daqueles que a fizeram.

Sua arquitetura é barroca e as paredes em taipa de pilão.


Única igreja no Brasil que possui a imagem de
São Longuinho



Mesmo não sendo religiosa, não tive como deixar de sentir toda a energia que emana daquele ambiente: da fé das pessoas que a construíram, das que choraram pelos seus mortos enterrados ao pé do altar, dos fiéis que oram para os santos que ali estão.






Quando acreditava que meu passeio tinham terminado virando uma esquina da Freguesia da Escada, encontro uma lojinha de artesanato muito simpática, típica de uma cidadezinha turística.




Realmente, foi uma tarde inesperadamente prazerosa. 21 de janeiro

 Erika de Cassia

2 comentários:

  1. Parece tão longe e inatingivel!! Que bom que é aqui bem do nosso lado!
    Prof. Gilberto

    ResponderExcluir
  2. Fiquei igualmente encantada pelo lugar quando meu marido levou-me no último dia dos namorados.Ele quis fazer surpresa e realmente conseguiu pois fiquei inebriada com a fonte histórica escondida e tão próxima de nós.

    ResponderExcluir